A admirável Mundo Novo vive momentos delicados em sua história, quando os gestores por motivação meramente partidária desvirtuam as ações administrativas, confundindo política com atos pessoais. E por conta disso, querem ainda justificar seus atos nefastos.
DEMAGOGIA BARATA. Um alcaide popularesco, ou melhor: fantasioso, demagogo mesmo. Alguns cidadãos acompanharam, de forma estupefata, a atitude do mandatário HuCRA, querendo passar por gari dias destes. É honrosa a profissão, como é qualquer outra atividade humana, mas o “cara” exagera na demagogia, quando se dispõe a pretender fazer o serviço do outro.
FALTANDO LUCIDEZ. O dito cujo, prefeito de plantão, campeão de processos na justiça, quer “vender” a imagem de “bom mocinho”, ludibriando as pessoas de boa-fé. Com o seu jeito todo característico de falso moralista, pensa que os concidadãos são otários. Escondido numa sigla partidária, também tem os seus “rolos”, na proporção do mensalão, do petrolão e de outros escândalos divulgados pela Imprensa.
LICITAÇÕES FRAUDULENTAS. É preciso acompanhar de perto os pregões e licitações na prefeitura. Alguns parentes têm sido beneficiados nas tais concorrências, como também acontecem outros favorecimentos. A indústria é altamente rentável, estando uma pequena equipe a serviço da “malandragem”, para lesar o Município.
MUITO ESPERTO (sic). Exercendo “queda de braço” com o Ministério Público, o nepotismo corre frouxo, embora o tal alcaide prefira “cobrir o sol com a peneira”. O cunhado faturou um monte em diárias, o caso foi denunciado, mas as falcatruas não param. Os processos existem nas instâncias judiciais, mas imaginam eles que são os “senhores da razão.”
DEVOLUÇÃO GARANTIDA. A esperteza parece ser tanta, mas de quando em vez, o “sujeito” com pinta de boa gente, cai na esparrela. Num desses muitos processos de improbidade que tramita na Justiça, o homem honesto (sic) terá que devolver ao erário uma boa soma em dinheiro, por contratação indevida de um advogado(?) de sua confiança.
MARCA DA INCOMPETÊNCIA. Com os atos praticados, HuCRA vem dando provas de incompetência para toda a comunidade. As obras essenciais estão emperradas, como é o caso do Hospital a ser reaberto, e o centro de lazer, outro engodo sem precedentes. Mais de dois anos se passaram, quase nada foi feito e o tempo passa depressa.
NIVALDO EM BRASÍLIA. Apavorado, o vice-prefeito, que ainda tem boa vontade para atender as pessoas, rumou para Brasília. Dentre outras coisas, ele jura que o Hospital Evangélico vai funcionar, só não sabe quando. Informa que os esforços estão sendo feitos para cumprir esta promessa de campanha. Não justifica essa paradeira, com a montanha de dinheiro que Mundo Novo recebe todos os meses. Em 2014, a arrecadação foi superior a 45 milhões.
A avaliação foi feita no dia 7 de outubro de 2015.