Telescópio espacial Hubble capta
imagens do espetacular e violento
nascimento de uma estrela
Violento, mas sem perder o charme. Assim pode ser descrito o nascimento de uma estrela, de acordo com imagens recentemente divulgadas pela NASA. O nascimento de uma nova estrela no universo, brilhando dentro de uma nuvem de gás e poeira cósmica dourada, foi captado pelo telescópio espacial Hubble.
Batizada com o nome técnico de IRAS 14568-6304, a nova estrela está localizada no complexo de nuvens moleculares Circinus, uma das regiões mais prolíficas em formação de estrelas, distante da Terra por aproximadamente 2500 anos-luz.
Como se as imagens já não fossem um show em si, essa jovem estrela oferece uma visão particular por ter um jato proto-estelar, ou seja, a formação de um rastro composto por detritos gasosos e poeira a partir da nuvem mãe que a originou.
O nascimento das estrelas acontece pela ação de nuvens gasosas que colapsam sob sua própria atração gravitacional, formando, dessa forma, um núcleo quente. Quando todo o material da nuvem se transforma na estrela, como na imagem capturada pela NASA, os restos podem vir a ser um planeta ou asteroide, com o passar dos anos.