O preconceito em qualquer área é inerente ao ser humano, quer seja pela constituição do indivíduo dentro do seio familiar, quer seja dentro do ambiente de trabalho ou educacional. No contexto educacional o preconceito começa desde as séries iniciais, quando se permite que trate uma criança de modo diferente, quer seja essa pela cor negra, com deficiência ou mesmo com um tom de pele muito branca. Como a escola ao longo da história tem reproduzido e acolhidos todos os problemas sociais, cabe também a esta prover meios de disseminá-los.
Partindo da etiologia da palavra preconceito, que une o prefixo “pré”, que significa anterior, ao sufixo “conceito”, que remete a significado ou juízo. Preconceito é um substantivo abstrato que designa o ato de julgar, ou seja, de emitir-se um juízo ou uma sentença sobre algo antes de conhecer-se o que se é julgado. Partindo desta concepção, cabe a escola trabalhar os conceitos com bases na sua origem, assim que os primeiros sinais de preconceito surgirem.
As situações envolvendo o preconceito no âmbito escolar traz significativos conflitos tanto entre os alunos, como entre alunos e professores, nesta dinâmica há o risco eminente, dependendo das discussões, de acentuar a problemática e ocasionar mais desfechos de preconceito, diante desta realidade a escola tem que propor discussões no âmbito de sala de aula que tragam a luz das discussões o processo histórico dos grupos discriminados, bem como a construção do preconceito existente. Inserir os alunos nas discussões, buscando elementos que indiquem de onde surgiram os preconceitos e a partir de então, trabalhar no sentido de amenizar e até extinguir os comportamentos preconceituosos.
Uma das propostas para trabalhar o preconceito em relação a raça e gênero, seria o filme Estrelas Além Do Tempo. Tendo como base histórias reais, o filme “Estrelas Além do Tempo” narra a trajetória de três mulheres negras que trabalharam na Nasa.
Além de enfrentarem preconceito com o sexo feminino bastante presente na década de 60, a cor da pele foi mais uma barreira e elas precisam provar que têm talento e conhecimento para garantir a primeira missão tripulada no espaço.
Através do filme há a possibilidade de trazer à tona discussões sobre o papel da mulher na sociedade, independentemente de sua cor. E ainda após apresentação do filme e discussões em grupos, os alunos colocariam pontos importantes do papel da mulher negra na sociedade, bem como das demais mulheres. E ainda a propor que os alunos façam
outras pesquisas sobre outras mulheres que contribuíram para a história do preconceito na sociedade.
E ao final uma exposição com dados dessa pesquisa, incentivando outros alunos a participarem das discussões.