O Cinema é agente do processo histórico no sentido de que interfere direta ou indiretamente na História, mostrando o contexto social, econômico e político da época em que foi criado determinado filme. Vale ressaltar, que o cinema é produto da História e, como todo o produto, um meio eficaz para observar o lugar em que se produz, isto é, o contexto social, definindo sua própria linguagem, estabelecendo suas temáticas dentro do processo histórico. Diante disto, qualquer obra cinematográfica, quer seja um documentário, filme ou uma pura ficção, sempre contêm retratos, marcas e indícios importantes da sociedade retratada. É neste sentido, todas as obras cinematográficas devem ser tratadas pelo professor como fontes históricas significativas para o estudo das sociedades que produzem filmes, incluindo todos os gêneros.
Neste sentido todo filme retrata um período histórico da sociedade e que neste processo a educação que tem como função transmitir os conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade se apropria deste instrumento para auxiliar na no processo ensino e aprendizagem.
O filme escolhido para ser trabalhado em sala de aula é Sócrates, o filme Sócrates é uma coprodução italiana, francesa e espanhola lançada em 1971. O filme foi dirigido pelo consagrado cineasta Roberto Rossellini, um dos maiores nomes do neorrealismo italiano. A esta altura de sua vida, o diretor, então com 64 anos, dedicava-se, sobretudo a produzir filmes de viés educativo para a televisão. Sócrates, portanto, encaixa-se perfeitamente na categoria já que aborda um pouco da trajetória de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores pensadores da Grécia Antiga. Por isso, a obra cinematográfica é um excelente objeto para o estudo dirigido relativo à reflexão histórica e filosófica bem como sobre o período clássico. O filme aborda o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: ‘Apologia’, ‘Críton’ e ‘Fédon’, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta.
O filme retrata a Grécia, um período histórico da criação das cidades, do processo político e traz à tona a busca do conhecimento, neste sentido para o contexto de sala de aula, conhecer todo esse contexto traz informações importantes para se compreender como os demais países se organizaram em cidades, como nosso processo de eleições foram se transformando ao longo da história e que elementos ainda hoje se faz presente em toda nossa sociedade. Trazendo assim ao aluno o sentimento de pertencimento na construção da sociedade e como membro desta que vai se transformando ao longo das gerações, sendo individuo de extrema importância diante de escolhas que farão parte do futuro da nossa história.
Como professor antes de apresentar o filme, faria uma retomada histórica, sobre a vida do filósofo, sua importância para fatos que marcaram a história e ainda situava os alunos quanto ao tempo e local do momento histórico em que se passa o filme, fazendo um contraponto com o momento atual e de que como todo processo histórico, culminou na atualidade, do qual fazemos parte. Ao utilizar este filme, como fonte histórica, baseada no registro cinematográfico espera-se que os alunos percebam a importância deste para a construção de todo processo histórico da sociedade e que servirá de elementos de estudo para as gerações futuras.
Ao utilizar como referência um filme, a aula além de mais atrativa, pois, prende a atenção do aluno, este ainda traz informações importantes para a consolidação da aprendizagem por meio registro histórico, marcando fatos, etapas e períodos importantes para a história.