Os levitas eram israelitas da tribo de Levi, tendo sido escolhida por Deus para cuidar do Templo e guiar o povo na adoração a Deus. Os sacerdotes eram descendentes de Arão, que era levita. Levi foi um homem violento mas seus descendentes se tornaram uma grande tribo. Debaixo da liderança de Moisés, os israelitas se libertaram e saíram do Egito, rumo à Terra Prometida. Miriã era profetisa e Arão foi escolhido por Deus para ser Seu sacerdote, a ponte entre o povo e Deus. Os israelitas ficaram 40 anos no deserto e, durante esse tempo, se rebelaram contra Deus, voltando-se para a idolatria. A tribo de Levi, porém, se manteve fiel e lutou contra os idólatras, razão de Deus ter escolhido os levitas para trabalharem no serviço do Templo. Ainda hoje, existem, em todo o mundo, os remanescente de Levi, levitas de coração. É um povo especial que vive para Deus. Antônio Donizete dos Reis informa que “Os Levitas, dentre tantas funções no Grande Templo de Jerusalém, tinham ainda o compromisso de louvar ao Criador, com os cânticos da época.”








