A par da falta de curiosidade em aprender, da ausência de estímulos que levem o indivíduo a despertar a consciência, está a negação do conhecimento científico e a desvalorização da sabedoria por ele transmitida.
Costumam ser pessoas que, em razão de uma projeção alcançada por caminhos duvidosos, se sentem com autoridade para dizer as maiores imbecilidades, sem pudor nem moderação. Eles se consideram corajosos por dizer coisas supostamente provocadoras ou tabus, ou que simplesmente soam bem aos seus ouvidos.








