O apóstolo Tiago nos adverte sobre a perseverança, com as seguintes palavras: “Ora a perseverança deve ter AÇÃO COMPLETA, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficiente” É mais ou menos assim, que devemos andar na busca do conhecimento e da sabedoria. A depressão se alastra mundo afora, impedindo o progresso de muita gente. Em todos os momentos, precisamos clamar a Deus, que Ele tenha misericórdia de nós, para que nunca sejamos atingidos pelo espírito do desânimo e da desesperança, para não ficarmos prostrados.
Sempre ouvimos falar sobre pessoas que viviam como se estivessem em uma gangorra, ora em cima, ora em baixo, ora super espirituais e convictos do chamado, ora super carnais e desanimados. Isso acontece porque muitas vezes nos entristecemos com situações e permitimos que esses sentimentos se tornem embaraços e, quando percebemos, já estamos na gangorra novamente. Não é errado se entristecer, o dia mal chega para todos, o errado é deixar que a tristeza permaneça na nossa vida e nos impeça de continuar no caminho que nos levará a cumprir o propósito.
E por falar em propósito, a convicção deve estar dentro de nós, quando assumimos um compromisso de defender uma causa, realizar uma tarefa ou participar de um projeto. Assim como assumir a postura de estudante na modalidade EaD. Alguns obstáculos surgem, e precisamos nos desvencilhar deles para que o propósito seja totalmente satisfeito. Nunca podemos desistir da luta, mesmo que ela seja pesada, considerada muito grande.
Não podemos esperar a empolgação chegar para começarmos a nos posicionar, pois perseverança é continuar fazendo o que tem de ser feito mesmo quando a empolgação passar, e ficarmos livres dela.








