NOVA GERAÇÃO. O Sete de Setembro tornou-se uma data importante para as manifestações contra a corrupção no País. Daqui a muitos anos, a História lembrará que, em 7 de setembro de 2011, ao som do Hino Nacional, foi proclamada a independência da novíssima geração de brasileiros. Amparada na internet como instrumento de mobilização, desvinculada de partidos políticos envelhecidos e envilecidos, separada por uma distância de conceitos ideológicos caducos, a multidão de jovens, engrossada por indignados de todas as idades, mostrou que apesar de tudo, apesar de tantos, o Brasil tem jeito. Quem duvida disso, que espere pela segunda onda de manifestações, marcada para 12 de outubro.
FORA A CORRUPÇÃO. Foram mesmo oportunas as muitas manifestações de brasileiros contra a corrupção em todos os lugares. O Brasil pacato é um mito. Somos um povo ordeiro e cônscio de nossa responsabilidade. No entanto, tudo tem limite. Nossa paciência se esgotou. O povo e os meios de comunicação precisam estar juntos nesta batalha, para derrubar corruptos e tiranos do poder por este mundo afora. Por que não haveremos também de aglutinar forças para manifestar nosso descontentamento também no Brasil, a partir de nossas pequenas cidades?
MARTA NO PT. Caso confirme a filiação da Prefeita Marta Araújo ao PT, o pleito eleitoral de 2012 vai ganhar rumos diferentes em Eldorado. A deputada Mara Caseiro estaria disposta a formar uma nova frente política, numa chapa de risco com Auro Trento e Joil Moreira, disputando as eleições para a Prefeitura. Marta afirma que não tem nada contra a deputada, e faz o seu trabalho sem alarde, tirando o Município do “buraco” em que se encontrava ao assumir em janeiro de 2009. A disputa será de gente grande, mas o discurso da atual prefeita será recheado de novidades, pois com as suas características, vem imprimindo um ritmo de progresso à cidade, que sempre teve problemas sérios, tanto na área política como na administrativa. Enquanto isso, Mara Caseiro terá que dar muitas explicações à Comunidade, se estiver noutro palanque, que não seja o da velha aliada.
OPORTUNISMO NA IMPRENSA. Essa é uma prática muito comum nos meios jornalísticos, mas alguns colegas são demasiadamente oportunistas. Semana passada vimos uma coisa esquisita, quando um desses ditos jornalistas, apareceu posando numa foto com pré-candidato a prefeito numa cidade da região. A estranheza é porque o dito cujo é puxa-saco inveterado da atual gestão. Percebendo que a administração anda mal das pernas, apressou-se para se aproximar do homem que pode ser o próximo mandatário do Município. Não demorará muito, para o tal, ou “os tais” iniciar o “joguinho” duplo também em Mundo Novo, Japorã e Eldorado, o que sempre aconteceu em momentos pré-eleitorais.
ELUCUBRAÇÕES DA NOITE. Madrugada de 5 de setembro. Como na época em que precedia o assassinato de Dorcelina Folador, do mesmo jeito, mas sem a personificação, a movimentação fúnebre: figura de destaque era velada num lugar sombrio. Esta não é a primeira vez que o aviso vem de uma esfera desconhecida, embora a descrença queira tomar o espaço. É possível, sim, evitar a desgraça, mas quando a Comunidade tem que pagar o preço, a Divindade permite, para que haja mais reflexão sobre os verdadeiros valores que devem nortear a vida. Que o grande amor de Deus possa invadir o nosso ser, livrando-nos de catástrofes e de todas as coisas que a nossa alma não deseja.
A PERGUNTINHA. Quando será concluída a obra milionária de Guaíra, que vem atrapalhando trânsito na saída para Umuarama?