Processo de planejamento no qual indivíduos buscam o autoconhecimento e estabelecem estratégias para alcançar seus objetivos.
No ambiente escolar, o Projeto de Vida é um componente curricular transversal que estimula adolescentes e jovens a buscar significado em múltiplas dimensões (profissional, social, física, emocional) e os motiva a aprender ao longo da vida, bem como os auxilia a tomar decisões, resolver problemas e lidar com situações inesperadas. Entre as práticas pedagógicas que procuram desenvolver o projeto de vida dos alunos estão sessões de tutoria individual, oficinas de design focadas na empatia, oferta de um currículo flexível e voltado para o mundo real, entre outras.
Nessa direção, seguem também os acadêmicos da terceira idade, que após alguns contatos com os mais jovens, estão decididos a dar a sua contribuição ao sistema novo – a Educação a Distância. Os idosos não podem contribuir nesta área? Logico que podem, e devem! É exatamente isso que vem acontecendo na atualidade, quando as instituições estão recebendo um número significativo de alunos, os mais experientes, que estão superando metas nesse novo método de aprendizagem.