JORNALISMO
O Jornalismo é uma atividade profissional e informativa, realizada periodicamente e difundida através dos meios de comunicação de massa como imprensa, rádio, jornal, televisão e imprensa online. Também pode ser definido como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre diversas atividades. A história de nossa imprensa começa em 1808, com a publicação da Gazeta do Rio de Janeiro e do Correio Braziliense.
O JORNALISTA
O jornalista é o profissional da notícia, e tem o objetivo de investigar, divulgar fatos e informações de interesse público. Ele apura as informações, define as pautas, redige e edita as reportagens, faz entrevistas e artigos adaptando ao tamanho, veículo e ao público destinado. O profissional precisa ter senso crítico, domínio do português e técnica de redação, capacidade de expressão, curiosidade, e precisa dominar as ferramentas na área que atua. O mercado de trabalho valoriza e busca profissionais com diploma de jornalismo.
TV DIGITAL
No dia 2 de dezembro de 2007, a TV passou por mais uma importante transformação. Nesta data começaram as transmissões oficiais dos sinais do “Sistema Brasileiro de Televisão Digital”, o SBTVD, na cidade de São Paulo. Com imagem em alta definição, recepção perfeita, som de CD e interatividade, a TV Digital marca o início de um novo momento nos lares das pessoas.
No Brasil, as empresas jornalísticas entraram na rede a partir de 1980. O trabalho teve início com ações isoladas como com o Estado de São Paulo. Seguindo os moldes americanos, o jornalismo digital se desenvolveu e começou a proliferar em 1995. O jornalismo digital toma conta dos veículos e transforma a comunicação. Inúmeras informações são agora publicadas via online, através de textos, links, hiperlinks, imagens e vídeos. As pautas surgem através de mensagens enviadas pelos internautas nas redes sociais e nos suportes midiáticos.
REDES SOCIAIS
Redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas com algum objetivo em comum. Atualmente as ferramentas mais utilizadas para a inserção nas mídias sociais é o Twitter e o Facebook. As pessoas criam seus perfis para conhecer outras pessoas, acompanhar o dia-a-dia e expor suas atividades, seja pessoal ou profissional. De acordo com Telles (2011, p.19), as mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos.
O facebook é uma rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto da faculdade: Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Em pouco tempo ele tornou-se um fenômeno mundial com bilhões de usuários. A cada minuto os usuários do facebook compartilham cerca de 3,2 milhões de posts, fotos, vídeos, curtidas e atualizações de status.
YOUTUBE
O youtube é um site que permite aos usuários carregar e compartilhar vídeos de forma digital. O site foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios trouxe na edição de fevereiro deste ano, a informação de que a cada minuto 100 horas de vídeo são publicadas no youtube. Cada vez mais as pessoas postam suas ideias, atividades e sentimentos em forma de vídeo para que outras possam assistir e compartilhar. Não existe limite para os temas. Dos mais simples ao mais complexos. Os canais são criados pelos usuários, que podem compartilhar vídeos sobre vários assuntos. O usuário também pode adicionar um comentário sobre o vídeo. Quanto mais visualizações, mais valorizado o vídeo que começa a chamar atenção de outras mídias. Para o jornalista é uma ótima oportunidade para buscar informações e conhecer mais sobre o assunto.
Blog
Um espaço para expressar pensamentos e ideias na internet. Uma página onde as pessoas podem escrever sobre determinados assuntos, adicionar outras páginas, colocar links e postar vídeos e áudios. Um diário virtual. Estas podem ser algumas definições do blog, que teve início em 1994 e até os dias atuais vem ganhando mais adeptos pelo mundo.
No jornalismo, os blogs ganharam um espaço importante e já fazem parte do material de web. O jornal impresso em sua versão online, hoje, em muitos casos possui a coluna do jornalismo em formato de blog, em uma forma descontraída, e uma linguagem específica para a web. A atualização do blog pode ser feita a qualquer momento, já que trabalha com o tempo real. O Jornal de Santa Catarina é um exemplo de veículo que utiliza o blog como espaço para a exposição da opinião do jornalista, e disponibiliza o espaço para a opinião do internauta. Os blogs estão hospedados no site jornal.