SABER É PODER, QUERER É DEVER
Na qualidade de professor do ensino médio, tive a grata satisfação de conviver com uma dedicada aluna do 3º ano. O nome dela era Margarete e almejava ela conquistar uma profissão de destaque, razão de todo o seu esforço como estudante. Assídua em todas as aulas e pesquisadora intermitente. Sempre atenta aos estudos, e bem colocada na avaliação da turma, Margarete desejava superar os obstáculos e galgar posição invejável entre os colegas, o que a qualificava para o vestibular para o curso de Medicina.
O fator sorte, talvez; a inteligência, com certeza. O certo é que essa ditosa jovem vivia “grudada” nos livros e apostilas, e não raras vezes, foi encontrada na biblioteca, na incessante busca pelo saber. O tempo ia passando e, de repente, a estudiosa garota, cheia de expectativa e com vibrações positivas, não teve dúvida: era para ela o dia sobremodo oportuno para enfrentar o tão sonhado vestibular de medicina. Dei-lhe um abraço, enquanto ela corajosamente fazia planos em sua nova empreitada. Abraçou os colegas da turma do 3º ano, e assim, partiu para a luta. Com todo o conhecimento adquirido no ensino médio, foi a primeira a chegar no local das provas, desejosa de tornar-se acadêmica do curso de Medicina na UniCesumar, na cidade de Maringá.
A menina inteligente, e quem sabe “sortuda” ao mesmo tempo, depois de um feliz convívio com os colegas de classe e com os professores, conseguiu o seu intento, vitoriosamente. Margarete é hoje formada em Medicina, com resultado surpreendente, e com a vida profissional plenamente realizada. Com toda a experiência adquirida, ela demonstrou, com atitude e determinação, que “tudo é possível”, no contexto de SABER É PODER, QUERER É DEVER.
Verifique no enunciado da atividade a descrição de cada item apresentado a seguir.
CRITÉRIOS |
VALOR DO CRITÉRIO | NOTA ATRIBUÍDA |
JUSTIFICATIVA |
Tema: os gêneros textuais são constituídos por uma temática que deve ser trabalhada integralmente. | 3,0
(avaliar entre 0,0 e 3,0) |
3,0 | Tema desenvolvido integralmente, sem a presença de deslizes. |
Condições de produção: o comando das produções textuais trazem os dados que devem ser descritos integralmente. | 3,0
(avaliar entre 0,0 e 3,0) |
3,0 | Descritas todas as condições de Produção Textual. |
Organização textual: os gêneros textuais são organizados de acordo com suas particularidades. | 3,0
(avaliar entre 0,0 e 3,0) |
3,0 | Obedecidas integralmente as características estruturais do gênero. |
Desempenho linguístico: verifica-se nesse critério aspectos relacionados à ortografia, à acentuação, à concordância verbal e nominal, à regência verbal e nominal e coesão textual. | 3,0
(avaliar entre 0,0 e 3,0) |
3,0 | Não apresenta deslizes gramaticais. |
Total | 120 | Avaliação Satisfatória. |