JOSÉ LOUURIVAL PEREIRA DE MORAES
Registro aqui, a carta recebida do amigo José Lourival Pereira de Moraes, residente na cidade de Santos, estado de São Paulo.
Ele diz: “Essas curiosidades e meus cumprimentos ao amigo Jairo. Ele informa o significado do nome, assim: “o iluminado” ou “aquele que Deus desperta”, ou ainda, “Ele ilumina”, “Ele levanta”. Jairo é a variante grega do nome hebraico Jair, que tem origem no hebraico Iair.
A seguir, Zé Lourival escreve o significado de seu nome: José significa aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. O nome José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.
A origem do nome Lourival – nome de residência derivado do latim Laurivallis, a partir do substantivo laurus que quer dizer “loureiro”; literalmente “do vale dos loureiros”. O loureiro representava a glória para os antigos romanos e simbolizava a vitória e a imortalidade.
E continua: “Jairo, meu presente de aniversário está sendo de uma importância extraordinariamente inesquecível, poder recordar nosso passado cheio de ideal e saber que ainda continua depois de quase meio século. Enfim, 80 anos de vida! Sua ligação foi esse presente. Esse reencontro, apesar de ser um telefonema, senti sua presença ao meu lado, para relembrar um passado, que naquele momento não parecia tão pacífico, mas as experiências me ensinaram muito para a vida.
Eu e Helena Renata estamos sempre recordando os amigos do passado e você sempre surge em minhas recordações, e sempre conto para ela a importância da convivência nossa, e ela percebe que você era meu amigo verdadeiro em uma terra estranha. Há poucos dias, vi em sua página no facebook uma foto do Porto Isabel. Guardei ela carinhosamente, pois ela me fez lembrar as vezes que eu embarcava na balsa para ir ao Paraná. Tive bisbilhotando sobre o Porto Morumbí e vi a foto da escola, verificando a história do povoado; fiquei sabendo de fatos que sendo professor lá, eu desconhecia até então.
Obrigado por aparecer e apareça mais vezes. Prometo fazer o mesmo.
Um abraço forte de seu amigo, Jose Lourival.








