Nascimento de Esaú e Jacó — Eis a história de Isaque, filho de Abraão. Abraão gerou Isaque. Isaaque tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu de Padã-Aram, e irmã de Labão, o arameu.Isaaque implorou a Iahweh por sua mulher, porque ela era estéril. Iahweh o ouviu e sua mulher Rebeca ficou grávida.
Ora, as crianças lutavam dentro dela e ela disse: “Se é assim, para que viver?” Foi então consultar a Iahweh, e Ele lhe disse: “Há duas nações em teu seio, dois povos saídos de ti, se separarão, um povo dominará um povo, o mais velho servirá ao mais novo.” Quando chegou o tempo de dar à luz, eis que ela trazia gêmeos. Saiu o primeiro: era ruivo e peludo como um manto de pelos; foi chamado de Esaú. Em seguida saiu seu irmão, e sua mão segurava o calcanhar de Esaú; foi chamado de Jacó. Isaque tinha sessenta anos quando eles nasceram. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um hábil caçador, correndo a estepe; Jacó era um homem tranquilo, morando sob tendas. Isaque preferia Esaú porque apreciava a caça, mas Rebeca preferia Jacó.
Esaú cede seu direito de primogenitura — Certa vez, Jacó preparou um cozido e Esaú voltou do campo, esgotado. Esaú disse a Jacó: “Deixa-me comer dessa coisa ruiva, pois estou esgotado.” — É por isso que ele foi chamado de Edom. — Jacó disse: “Vende-me primeiro teu direito de primogenitura.” Esaú respondeu: “Eis que eu vou morrer, de que me servirá o direito de primogenitura?” Jacó retomou: “Jura-me primeiro.” Ele lhe jurou e vendeu seu direito de primogenitura a Jacó. Então Jacó lhe deu pão e o cozido de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e partiu. Assim desprezou Esaú o direito de primogenitura.








