Foi pensando assim, que curiosamente veio à mente o desejo de fazer algumas anotações para a posteridade, sem declinar os autores de tais frases e expressões. Eles estão em nosso imaginário, sendo que boa parte nem faz parte mais deste sistema de coisas. Dentre tantas e tantas expressões pitorescas, são destacadas: “Mais uma pedrinha no meu borná”, ao referir-se a uma vantagem no cargo em que ocupava. “Você concorda que eu sou o mais prreparado de todos?”, a fala constante de um agente político, com a língua (quase) presa. “Ele me falou comigo”, “ele se matou-se”, “O colega fez uma polenca”, em lugar de polêmica. “tu agarante de não reclamá”, linguagem em família. “é preciso mandar um ofício escrito pro governador”. E mais: “copança”, referindo-se à poupança; “confleto”, para panfleto; “Japoreí”, misturando Japorã com Jacareí; “Tranquedo, para Tancredo; “maracutaca”, em lugar de maracutaia; “quaje”, no lugar de quase; “comperativa”, ao invés de cooperativa; “largata”, no lugar de lagarta; “astesiano”, poço artesiano; “rádia”, no lugar de rádio; “sastifeito”, satisfeito; “inritado”, ao invés de irritado; “drobo”, dobro; “recomperar”, recuperar; “varcilo”, vacilo, de vacilar; “gerso”, gesso; “alvaral”, para alvará; “olerito”, holerite; “encostamento”, para dizer acostamento; “malmore”, no lugar de mármore; “xujo”, sujo; “vrido”, vidro; “apodar”, podar; “prantadera”, no lugar de plantadeira; “carburão”, camburão; “latrinha”, latinha; “drumi”, para dormir; “cardume de abelha”, para dizer enxame; “arrecardação”, arrecadação. E muitas outras.
Frases e Expressões Pitorescas de nossa Terra, a admirável Mundo Novo
Ao longo de muito tempo, algumas frases e expressões idiomáticas – ou se quiser, pitorescas – foram catalogadas por observadores de plantão, convivendo com agentes políticos e outras personalidades. Vale a pena recordar algumas das inúmeras frases e expressões utilizadas e que foram vivenciadas por todos nós durante os quarenta 40 anos da História de Mundo Novo. O objetivo desta crônica não é ridicularizar ninguém, mas apresentar a fala de cada um sem mencionar o nome ou as características das personagens que por aqui passaram, ou mesmo de algumas que ainda fazem parte do nosso quotidiano e que não tiveram a oportunidade de estudar, ou simplesmente aprenderam com a vida a sua maneira de ser.
De certo modo, frases ou palavras são pronunciadas de forma inocente, sendo este o jeito peculiar em que se é possível manter uma comunicação entre as pessoas da Comunidade. Parafrasear um vereador, um prefeito ou um líder de bairro sem a intenção de ferir susceptibilidades equivale prestar homenagem à memória de quem prestou serviços de grande valia aos cidadãos, muitas vezes sem auferir lucro ou levar vantagem de sua função.