Gedeão dividiu, pois, os seus trezentos homens em três grupos. A todos distribuiu trombetas e cântaros vazios, com tochas neles. “Olhai para mim” disse ele, “e fazei como eu! Quando eu tiver chegado à extremidade do acampamento, o que eu fizer, fazei-o vós também. Tocarei a trombeta, eu e todos os que estão comigo; então, vós também fareis soar as trombetas ao redor do acampamento, e gritareis: Por Iahweh e por Gedeão!” Gedeão e os cem homens que o acompanhavam chegaram à extremidade do acampamento no começo da vigília da meia-noite, quando já se tinham colocado as sentinelas; tocaram as trombetas e quebraram os vasos que tinham nas mãos. Então, os três grupos tocaram as trombetas e quebraram os cântaros; na mão esquerda levavam as tochas acesas, e na direita as trombetas, e gritavam: “Espada por Iahweh e por Gedeão!” E todos se mantiveram imóveis, cada um no seu lugar, ao redor do acampamento. Todo o acampamento, então se agitou e, gritando, os madianitas se puseram em fuga. Enquanto os trezentos soavam as trombetas, Iahweh fez que em todo o acampamento cada um voltasse a espada contra o seu companheiro. Todos fugiram até Bet-Seta, perto de Sartã, até ao limite de Abel-Meúla, defronte de Tebate.
A perseguição — Os homens de Israel se reuniram, de Neftali, de Aser e de todo o Manassés, e perseguiram Madiã. Gedeão enviou por todas as montanhas de Efraim mensageiros dizendo: “Descei ao encontro de Madiã e ocupai antes deles as fontes da água até Bet-Bera e o Jordão.” Todos os de Efraim se reuniram e ocuparam as fontes de água até Bet-Bera e o Jordão. Tomaram prisioneiros os dois príncipes dos madianitas, Orebe e Zebe. Mataram Orebe no rochedo de Orebe, e Zeb no lagar de Zeb. Perseguiram Madiã e levaram a Gedeão, além do Jordão, as cabeças de Orebe e Zebe.
Reclamações dos efraimitas — Ora, os homens de Efraim disseram a Gedeão: “Que maneira é essa de agir para conosco: tu não nos convocaste quando saíste a combater Madiã?” E discutiram violentamente com ele. Ele lhes respondeu: “Que mais fiz eu em comparação com o que fizestes vós? O restolho de Efraim não é mais do que a vindima de Abiezer? Foi em vossas mãos que Deus entregou os chefes de Madiã, Orebe e Zebe. Que pude eu fazer em comparação com o que fizestes?” Ao ouvirem essas palavras, sua exaltação contra ele se acalmou.








