A Compreensão Mística da Vida
O notável H. Spencer
Lewis escreveu: “Quanto mais nos aproximamos de Deus e do Cósmico, mais feliz e
afortunada se torna nossa posição na Vida.” Hélio de Moraes e Marques, com toda
a Experiência Mística que possui, enfatiza: “O estudo e a prática do Misticismo
nos conferem uma Visão mais ampla da Vida, com seus Milagres e Mistérios,
expandindo o horizonte de nossa Compreensão e aumentando a nossa Capacidade de
Solidariedade e Harmonização.”
Nos últimos tempos os
movimentos sociais passaram a usar a palavra mística como sinônimo de animação.
Muitos até vêem a mística como uma sessão dentro da atividade política, como se
ela fosse um momento apenas de encenação e pronto, daí em diante o encontro
estaria liberado para falar sério. A mística é muito mais que isso. Ela é a
motivação que nos faz viver a causa até o fim. É aquela energia que temos e que
não nos deixa dizer não, quando nos solicitam ajuda. É a vontade de estar em
todos os lugares ao mesmo tempo, de querer ajudar e realizar coisas que façam a
luta ser vitoriosa. Esta e outras afirmações norteiam o trabalho do Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil.
A mística é fundamental
para a Vida e para a luta. Sem mística na vida cotidiana, perdemos a alegria, a
vibração, o interesse e a motivação de viver. Sem mística na luta, perdemos a
vontade, a combatividade, a criatividade e o amor pela causa. Neste sentido, a
mística se expressa de muitas maneiras. Cada militante, homem e mulher dão de
si, aquilo que possuem como carisma, talentos ou habilidades, cooperando e
oferecendo-se como elementos centrais do programa, sendo a parte física e
mental da tática e da estratégia do programa.
A palavra mística é a
representação de mistério. Usa-se geralmente a palavra “mistério” para designar
coisas inexplicáveis ou coisas indecifráveis, mas neste caso não é. Mistério
para a mística é saber a razão porque na luta as coisas extraordinárias
acontecem. Embora a palavra Mysterión seja oriunda da língua grega , que
descende de outra palavra múien, “quer dizer a busca de entender o que está
escondido nas coisas”, a mística é a procura de explicações e ao mesmo tempo o
incentivo para viver o inexplicável.
Por que o ser humano
tem a capacidade de ir tão longe na resistência? Por que desafiamos todas as
forças e todos os limites, para que uma causa coletiva seja vitoriosa? Por que
tomamos estranhos como aliados e os protegemos como se fossem parte de nós,
simplesmente porque se identificaram como a nossa causa? Se buscarmos
explicações, vamos entender a mística como manifestações nas atitudes de
energias, persistências, vigor e reações positivas inexplicáveis do ponto de
vista analítico. Ou seja, são reações que acontecem sem sabermos de onde se
originam e nem porque se manifestam com maior intensidade em uns, e menos em
outros.
Nas religiões usa-se
muito a mística e nelas se adota costumeiramente, mais o sentido de
espiritualidade, devoção ao sagrado, compenetração e adoração às forças divinas
que guardam o mistério da superioridade onipotente. Estas forças influem
diretamente sobre o comportamento social e leva a praticar valores, como a
solidariedade, justiça, companheirismo e amor fraterno. Pela via da religião
podemos chegar a duas visões da mística: uma que se manifesta nos místicos,
aqueles indivíduos que tem por opção a relação cotidiana com a divindade para
explicar e solucionar os problemas sociais. É representante terreno deste
espírito. Outra forma é a espiritualidade militante. Estes, pela força da fé
apegam-se aos problemas sociais e buscam soluções pelas contradições.
A mística pode também
ser aplica na política. Por esta visão, as pessoas agem porque, além da
motivação, possuem características, habilidades e convicções. Morrem se preciso
for para defenderem aquilo que acreditam. É uma forma diferente de perceber
esta força estranha. O carisma também tem manifestações inexplicáveis e também
é rodeado de mistérios. Por exemplo, por que alguém se mantém firme na luta e
outros não? Por que uns tem habilidades naturais e não as usam como por
exemplo, falar em público? Por que alguns militantes ao entrarem na política
institucional não se corrompem e outros sim? As habilidades ou o carisma, que
se destacam mais em uma pessoa do que em outra, escondem o mistério de saber
fazer naturalmente, aquilo que, mesmo querendo, outros não conseguem.
No sentido filosófico, a
mística é a própria existência. Nasce da vida, das formas de trabalhar, se
organizar, conviver, lutar etc. Cada grupo social tem as suas manifestações
culturais; uns são mais alegres, outros são mais contidos, mas todos vivem a
memória de seus antepassados; desenvolvem valores e acreditam na continuidade
da vida. De qualquer forma, a mística é esta força calorosa que temos dentro de
nós. Assim como o corpo precisa de uma certa temperatura para permanecer vivo,
os sentimentos precisam de vigor, energia, para continuarem quentes.
Quem tem mística está
sempre crescendo. A cada dia sente-se renascendo nas coisas que vai realizando.
Seja na base ou no comando, a mesma energia se manifesta, como a alegria em uma
festa, instiga quem está participando. Mas a mística não é só bondade, ás vezes
se serve da ansiedade e angustia o corpo inteiro. Como uma chama no candeeiro
que bebe o líquido que está dentro, provoca todos os talentos e esgota as
capacidades. As vezes se confunde com paciência, penetra fundo na consciência e
nos convida a esperar.
A mística não deixa
desanimar. Mesmo na exaustão de procurar, ela incentiva a tentar mais uma vez. Até
na hora que estamos desistindo, aparece e como a flor se abrindo, nos traz um
sentimento de honradez. Com sua energia plena, nos diz que tudo vale a pena. Como
conclusão podemos dizer que a mística é esperança. Apesar das contradições algo
será parecido com aquilo que imaginamos no futuro.
Com o pensamento
voltado para a Grandeza do Homem e com os Sentimentos sempre Renovados, as
melhores Realizações acontecem em favor de todos os que acreditam no Poder dos
Céus, superando todas as expectativas. É
através da Compreensão Mística da Vida e das Leis de Deus, que o Ser Humano
supera todos os desafios em sua Caminhada, porque vive em Comunhão Intima com as Leis Naturais do Universo.









