Lutero, a Rosa e a Cruz
Num amplo relato sobre o movimento místico da Idade Média, Kanefer Anpu discorre com profundidade, apresentando provas cabais de elementos determinantes na Reforma Protestante, promovida por Martinho Lutero. Questionamentos são feitos à luz da verdade, e assim, muitos esclarecimentos que a atual geração precisa ter.
Qual teria sido a ligação de Martinho Lutero (1483-1546) com o Rosacrucianismo? Teria ele sido influenciado, de alguma maneira, pelo Pensamento Rosacruz ou teria acontecido justamente o contrário? Estas são perguntas que vêm à mente de quem observa a extraordinária semelhança entre um dos símbolos R+C muito utilizado por várias ordens e fraternidades Rosacrucianas, manifestadas na Renascença e na Modernidade.
Martinho Lutero, em uma carta datada de 1516, descreve o significado de seu símbolo, explicando que a cruz negra representa o Jesus-Deus, que colocada no centro do coração vermelho, simboliza a comunidade cristã. Enfatiza que esse coração no centro da rosa branca, representa o êxtase místico, a consolação e a paz.
Para ele “O branco é a cor do espírito e de todos os anjos; o campo azul representa o céu espiritual, onde Jesus Cristo reina, e o círculo dourado representa o ouro místico, que Deus outorga à Humanidade através da fé.
O simbolismo Luterano mostra uma cruz vazia, já sem o crucificado, já ascendido e reinando na Eternidade, perpetuamente vivo e não como um morto, repleto de sofrimento e dor pela Humanidade, como representa o crucifixo católico com Jesus nele pregado. Essa concepção de Lutero aproxima-se mais da concepção Rosacruz, que simbolicamente é representada por uma rosa florescendo sobre a Cruz da existência. A rosa, no caso, significa a personalidade florescendo para a Espiritualidade.
Tanto a Reforma Luterana como o Rosacrucianismo surgiram, mais ou menos na mesma época, como forma de contestação ao despotismo da Igreja Romana, que mantinha a sete chaves os livros com os conhecimentos e fundamentos místicos, apresentando publicamente apenas os dogmas. É interessante notar que com a evolução do Protestantismo surgiu o fundamentalismo, e ainda hoje, alguns grupos de evangélicos fanáticos insistem em atacar os Rosacruzes e os Maçons, por desconhecerem a sua essência. É bom esclarecer que H.Spencer Lewis, influente místico e fundador da AMORC, havia sido inspirado pregador evangélico, e recomendava por escrito aos membros da Ordem Rosacruz que apoiassem uma igreja de sua comunidade.
É preciso reconhecer os benefícios da Reforma Luterana, em termos de educação e qualidade de vida, outorgadas a muitos países, enquanto aquelas nações sob a égide do Catolicismo Romano amargam as mazelas do subdesenvolvimento. Na verdade, a Reforma Luterana e o Rosacrucianismo contribuíram para uma melhor evolução do homem, tornando os conceitos religiosos bem mais racionais e coerentes.
Movimentos Contemporâneos
Segundo a lenda, exposta no documento “Fama Fraternitatis” (1614), a Fraternidade Rosacruz teria suas origens em Christian Rosenkreuz, nascido em 1378 na Alemanha, junto ao rio Reno. Os seus pais teriam sido pessoas ilustres, mas sem grandes posses materiais. Sua educação começou aos quatro anos numa abadia onde aprendeu grego, latim, hebraico e magia. Em 1393, acompanhado de um monge, visitou Damasco, Egito e Marrocos, onde estudou com mestres das artes ocultas, depois do falecimento de seu mestre, em Chipre. Após seu retorno a Alemanha, em 1407, teria fundado a “Fraternidade da Rosa-Cruz”, de acordo com os ensinamentos obtidos pelos seus mestres árabes, que o teriam curado de uma doença e iniciado no conhecimento de práticas do ocultismo. Teria passado, ainda, cinco anos na Espanha, onde três discípulos redigiram os textos que teriam sido os iniciadores da sociedade. Depois, teriam formado a “Casa Sancti Spiritus” (a Casa do Espírito Santo) onde, através da cura de doenças e do amparo daqueles que necessitavam de ajuda, foram desenvolvendo os trabalhos da Fraternidade, que pretendia, no futuro, guiar os monarcas na boa condução dos destinos da humanidade. Segundo o texto “Fama Fraternitatis”, C.R.C. morreu em 1484, e a localização da sua tumba permaneceu desconhecida durante 120 anos até 1604, quando teria sido, secretamente, redescoberta.
Uma outra lenda menos conhecida, veiculada na literatura maçônica — e originada por uma sociedade secreta e altamente hierarquizada do século dezoito na Europa Central e de Leste, ao contrário dos ideais da Fraternidade que se encontra exposta nos manifestos originais, denominada “Gold und Rosenkreuzer” (Rosacruz de Ouro), que tentou realizar, sem sucesso, a submissão da Maçonaria ao seu poder — dispõe que a Ordem Rosacruz teria sido criada no ano 46, quando um sábio gnóstico de Alexandria, de nome Ormus e seis discípulos seus foram convertidos por Marcos, o evangelista. A Ordem teria nascido, portanto, da fusão do cristianismo primitivo com os mistérios da mitologia egípcia. Rosenkreuz teria sido, segundo esta ordem de ideias apenas um Iniciado e, depois, Grande Mestre – não o fundador.
A existência real de Christian Rosenkreuz divide certos grupos de Rosacrucianos, alguns dos que se intitulam de Rosacruzes. Alguns a aceitam, outros o vêem como um pseudônimo usado por personagens realmente históricos como Francis Bacon, por exemplo
A primeira informação conhecida publicamente, acerca desta Fraternidade, encontra-se nos três documentos denominados “Manifestos Rosacruz”, o primeiro dos quais (Fama Fraternitatis R. C., ou “Chamado da Fraternidade da Rosacruz”) foi publicado em Cassel (Alemanha) em 1614 — ainda que cópias manuscritas do mesmo já circulassem desde 1611. Os outros dois documentos foram: Confessio Fraternitatis (“Confissões da Fraternidade Rosacruz”) (1615), publicado também em Cassel, e Chymische Hockeit Christiani Rosenkreuz (“Núpcias Químicas de Christian Rosenkreutz”),1616, publicado na então cidade independente de Estrasburgo, posteriormente anexada pela França. Deve-se notar que no segundo manifesto, Confessio Fraternitatis em 1615, é feita a defesa da Fraternidade, exposta no primeiro manifesto em 1614, contra vozes que se levantavam da sociedade colocando em causa a autenticidade e os reais motivos da Ordem Rosacruz. Neste manifesto pode-se encontrar as seguintes passagens que demonstram a linha condutora do pensamento da Fraternidade: que o requisito fundamental para alcançar o conhecimento secreto, de que a Ordem se faz conhecer possuidora, é que “sejamos honestos para obter a compreensão e conhecimento da filosofia”; descrevendo-se simultaneamente como Cristãos, O modo como são expostos os temas nos manifestos originais e a descrição dos mesmos aponta para grande similaridade com o que é conhecido atualmente acerca da filosofia Pitagórica, principalmente na transmissão de conhecimentos e ideias através de aspectos numéricos e concepções geométricas.
A publicação destes textos provocou imensa excitação por toda a Europa, provocando inúmeras reedições e a circulação de diversos panfletos relacionados com os textos, embora os divulgadores de tais panfletos pouco ou nada soubessem sobre as reais intenções do(s) autor(es) original(ais) dos textos, cuja identidade foi desconhecida durante muito tempo. Na sua biografia no final de sua vida, o teólogo Johannes Valentinus Andreae, ou Johann Valentin Andreae (1586-1654), insere o terceiro manifesto Rosacruz publicado anonimamente, “Núpcias Químicas”, no rol de escritos de sua autoria. É convicção de alguns autores que Andreae o teria escrito como se fosse o contraponto da Companhia de Jesus. No entanto, esta teoria foi posteriormente contestada por historiadores, principalmente pelos Católicos, que consideravam os documentos como simples propaganda ocultista, de inspiração protestante, contra a influência do bispo de Roma.
Os textos mostravam a necessidade de reforma da sociedade humana, a nível religioso e sócio-cultural, e sobre a forma de atingir esse objetivo através de uma sociedade secreta que promoveria essa mudança no mundo. O texto “Núpcias Químicas de Christian Rosenkreutz”, contudo, foi escrito em forma de um romance pleno de simbolismo, e descreve um episódio iniciático na vida de Christian Rosenkreuz, quando já tinha 81 anos.
Em Paris, em 1622 ou 1623, foram colocados posters misteriosos nas paredes, mas não se sabe ao certo quem foram os responsáveis por esse feito. Estes posters incluiam o texto: “Nós, os Deputados do Alto Colégio da Rosa-Cruz, fazemos a nossa estada, visível e invisível, nesta cidade (…)” e “Os pensamentos ligados ao desejo real daquele que busca irá guiar-nos a ele e ele a nós”.
A sociedade européia da época, dilacerada por guerras, tantas vezes originadas por causa da religião, favoreceu a propagação destas idéias que chegaram, em pouco tempo, até a Inglaterra e a Itália.
Tradições e influências
Os primeiros seguidores são, geralmente, identificados como médicos, alquimistas, naturalistas, boticários, adivinhos, filósofos e homens das artes acusados muitas vezes de charlatanice e heresia pelos seus opositores. Aparentemente sem um corpo dirigente central, assumem-se como um grupo de “Irmãos”, a Fraternidade.
Tradicionalmente, os Rosacruzes se dizem herdeiros de tradições antigas que remontam à alquimia medieval, ao gnosticismo, ao ocultismo, ao hermetismo no antigo Egito, à cabala e ao neoplatonismo.
A Ordem Rosacruz pode ser compreendida, de um ponto de vista mais amplo, como parte da corrente de pensamento hermético-cristã. Nesse contexto, é clara a influência do Corpus Hermeticum que, após 1000 anos de esquecimento, foi traduzido por Marcílio Ficino, a figura central da Academia Platônica de Florença, em 1460, por encomenda de Cosimo de Médici. Nas Núpcias Químicas de Christian Rozenkreuz, é dito que “Hermes é a fonte primordial”.
A grande maioria dos personagens relacionados com o lançamento dos “Manifestos Rosacruzes” se originaram do meio luterano alemão. É de se notar que o próprio Lutero foi um dos primeiros a utilizar uma “rosa-cruz” (o “selo de Lutero”, ou “rosa de Lutero”) como símbolo de sua teologia. Abaixo de muitas rosas de Lutero está a frase: “O coração do cristão permanece em rosas, quando ele permanece sob a cruz.” É amplamente discutível se os chamados “reformadores radicais” teriam exercido uma forte influência sobre os rosacruzes, ou, como algumas evidências parecem sugerir, se teriam sido os Rosacruzes a influenciar esses reformadores. Esses pensadores e teólogos luteranos acreditavam que a Reforma de Lutero deveria ser ampliada, que a doutrina ortodoxa não era suficiente e que o Cristão devia realizar a comunhão mística com Deus. Entre outros, é possível citar os nomes de Caspar Schwenckfeld, Sebastian Franck e Valentin Weigel. Johann Arndt, teólogo luterano alemão, cujos escritos místicos circularam amplamente na Europa no século XVII, amigo e mentor espiritual de Johann Valentinus Andreae e amigo muito próximo de Christoph Besold, também é uma influência conhecida. Arndt foi muito influenciado pelas ideias de Valentin Weigel, e é considerado o “pai” do movimento pietista alemão.
O místico e teósofo luterano alemão Jacob Boehme e o educador Jan Amos Comenius foram contemporâneos do movimento rosacruz original do século XVII e também davam testemunho de uma mesma sabedoria. Comenius chegou a denominar a Unidade dos Irmãos da Boêmia-Morávia, da qual ele foi um dos líderes principais antes de seu desaparecimento, como “Fraternitas Rosae Crucis”. Além disso, ele considerava Johann Valentin Andreae sua primeira fonte de inspiração, considerando-o “um homem de espírito ígneo e de inteligência pura”, tendo-o contactado e recebido deste o archote para dar continuidade à tarefa iniciada. Muitos dos que responderam ao chamado dos manifestos rosacruzes, como Michael Meier e Robert Fludd, também se ligavam à mesma fonte de força espiritual.
O historiador francês Paul Arnold foi o primeiro a considerar os três manifestos como a obra comum do “Círculo de Tübingen”, ou seja, o grupo que se reuniu ao redor do (futuro) teólogo Johann Valentinus Andreae e dos juristas Tobias Hess e Christoph Besold, na Universidade de Tübingen (Alemanha). Frances Yates, no entanto, relacionou o rosacrucianismo “clássico” do século XVII unicamente a Frederico do Palatinado e sua corte inglesa em Heidelberg. Apesar do sucesso da tese de Yates, os historiadores Richard van Dülmen, Martin Brecht e Roland Edighoffer reconstituíam os fatos, graças a uma pesquisa histórica aprofundada, que aconteceu a partir de 1977. Brecht e Edighoffer estudaram, ao mesmo tempo e independentemente um do outro, e finalmente provaram a autoria dos manifestos. Andreae se fez conhecer como o autor dos textos (sua “obra pessoal”) e Tobias Hess, defensor do milenarismo e partidário de Paracelso (que, como afirma o historiador Carlos Gilly, “Andreae honrou e defendeu após sua morte, como pai, irmão, mestre, amigo e companheiro”), teria sido o mestre e iniciador do grupo de onde saíram os manifestos da Rosa-Cruz.
Muitos procuraram responder ao “chamado” emitido pelos rosacruzes no século XVII, não apenas naquele séculos, mas também nos seguintes, quando várias organizações com o nome Rosacruz surgiram. Também no século XX surgiram muitas organizações com este nome, todas elas de certa forma co-herdeiras do tesouro espiritual da Rosacruz do século XVII.
Princípios e Objetivos
De um modo geral, os rosacrucianos defendem a Fraternidade Universal entre todos os homens. Para os rosacrucianos, os homens podem desenvolver suas potencialidades para tornarem-se melhores, mais sadios e felizes. O rosacrucianismo tem por objetivo primordial levar o homem ao autoconhecimento e à manifestação de sua real natureza espiritual.
Estes objetivos, segundo os rosacrucianos, podem ser atingidos por meio de uma mudança pessoal, de hábitos, pensamentos e sentimentos. Segundo eles, isto só é possível ao dissipar o véu de ignorância que cobre os olhos dos homens.
A recompensa daqueles que atingem este objetivo, que é de natureza espiritual, é uma paz profunda consigo próprio; estado este que se irradia do indivíduo e atinge todos em volta, produzindo em todos um reflexo positivo.
• Consta que a Antiga e Mística Ordem Rosacruz, AMORC, com sede mundial em São José na Califórnia, EUA, teria sido fundada no Antigo Egito, e organizada pelo Faraó Amenófis IV, também conhecido como Akhenaton, por volta de 1353 a.C.. O que se confirma historicamente é que em 1915, Harvey Spencer Lewis é designado como o Primeiro Imperator para o atual ciclo, a partir dos Estados Unidos, com abrangência para as Américas. Hoje, presente em todo o mundo livre, a Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz.