Reflexões sobre o momento político
Haveria uma Luz no Final do Túnel?
A política como arte de bem governar deveria ser exercida por todos, como queria o sábio Platão. O que pode ser visto atualmente é a constante barganha, onde os detentores do poder fazem o possível e o impossível para se manterem na condição de absolutos. A questão não é apenas partidária ou por idealismo, mas pela avidez do poder temporal.
Compra-se consciências em todos os níveis com dinheiro público em detrimento da maioria que desconhece as “manobras” realizadas nas caladas da noite (e até mesmo na plena luz do dia!).
Quanto custa um vereador, numa pequena cidade, para mudar de lado? Quanto custa um deputado, nos parlamentos estadual e federal, para apoiar o respectivo governo? Qual o valor de uma pequena liderança em pequenas cidades? Quanto vale um dirigente de partidos de aluguel? As pessoas de bem, se é que ainda existe honra pessoal, ficam perplexas diante do que ouvem todos dias nos “bastidores” do poder.
A expressão de Rui Barbosa sobre a honestidade está muito atual, quando presenciamos tantas “negociatas”, sem ao menos ter o direito de opinar. A cada dia que passa, a coisa fica pior e ninguém é capaz de avaliar como será esta República dentro de mais alguns anos. A esperança de um futuro com mais decência está na geração jovem, porém parece não haver uma luzinha no final do túnel.
Alguém acompanha com diligência este Sistema de Coisas,
e pode, agir com braço forte, quando a situação estiver insuportável. Que Ele venha ao nosso Encontro,
para nos livrar dos corruptos e corruptores!