A Mediunidade de Cura
espirituais ou cirurgias espirituais. Esses médiuns podem, com a ajuda direta
ou indireta dos espíritos, abrir o caminho para aliviar e curar uma pessoa.
Dizemos “abrir o caminho” porque ninguém pode curar alguém que não deseje ser
curado ou que possua um forte carma que o obrigue a passar pelo estado de
doença.“Médiuns curadores – Os que têm o poder de curar ou de
aliviar os males pela imposição das mãos ou pela prece. Esta faculdade não é
essencialmente mediúnica, pois todos os verdadeiros crentes a possuem, quer
sejam médiuns ou não. Freqüentemente não é mais do que a exaltação da potência
magnética, fortalecida em caso de necessidade pelo concurso dos Espíritos bons”
diz Allan Kardec em O Livro dos Médiuns.
Existem dois tipos principais de mediunidade de cura. A
mediunidade de cura passiva e a ativa. Na mediunidade ativa os espíritos podem
ser, eles mesmos, os agentes principais da cura, ou podem apenas auxiliar um
processo que é conduzido ativamente pelo médium. Por exemplo, casos em que o
médium doa seu magnetismo a uma pessoa e há espíritos auxiliando com uma doação
extra de energia curativa tem a participação ativa do médium.
Mas o médium também pode participar passivamente,
realizando aquilo que chamamos de mediunidade passiva de cura. Neste caso, ele
apenas cede seu veículo físico ao espírito, que incorpora no médium, assumindo
suas funções e movimentos, e o próprio espírito realiza a cura. Aqui o médium
se encontra passivo e na maioria das vezes inconsciente, enquanto o espírito
faz todo o trabalho.
A mediunidade de cura ativa e passiva pode ser ainda de
dois tipos principais: com intervenções físicas e sem intervenções físicas. No
primeiro caso, o médium incorpora um espírito que, utilizando-se de objetos
físicos como facas, tesouras, agulhas, pomadas, ervas, e outros tipos de
materiais, trata o atendido. A cura sem intervenção física usa apenas a
incorporação do espírito com a energia curativa emanando do espírito através do
médium. Tanto a intervenção física quanto a não-física podem ser chamadas de
cirurgia espiritual. Existem as cirurgias espirituais físicas, com cortes e as
psíquicas, ou não-físicas, que são naturalmente sem cortes.
No caso de um curador utilizar apenas a imposição de mãos
para tratar um doente, esse processo não pode ser considerado mediúnico, posto
que não há aí uma ação direta de nenhuma entidade, e todo o processo ocorre
pela atuação do médium. Isso não significa, contudo, que os espíritos de luz
não estejam agindo a partir dos planos espirituais em benefícios do doente, mas
não há, neste caso, a ideia da intervenção necessária entre o médium e o
espírito. Neste caso, uma pessoa que aplica um passe magnético num centro
espírita não está exercendo uma função mediúnica, mas está utilizando um fluido
próprio, que integra o potencial curativo do seu organismo e do seu
perispírito, e transmitindo a outros.
Da mesma forma ocorre no Reiki, No Johrey, na cura
prânica, na polaridade, e em outras técnicas de cura por imposição de mãos. O
Reiki possui uma ligeira diferença diante de outras abordagens do gênero: a
energia irradia pelas mãos do curador não pertence ao mesmo, mas é proveniente
de uma fonte cósmica, de onde jorra uma energia inesgotável e sutil, que é
captada pelo reikiano pela simples intenção de se impostar as mãos e transmitir
a energia cósmica.
A transmissão da energia magnética não passa de um
indivíduo ao outro apenas pela imposição de mãos, ela também pode ser irradiada
pelo olhar, por um gesto, pela simples presença e também a distância, não
importa o quão longe esteja o curador do atendido.
Existem indivíduos que tem o dom da cura, e trazem as
habilidades de cura de outras existências passadas. Outros curadores, no
entanto, podem receber o treinamento adequado e se tornarem curadores. O Reiki
é um bom exemplo de técnica de formação de curadores. Qualquer pessoa que passe
pela iniciação do primeiro grau do sistema Usui de Cura Natural pode se tornar
um curador. Outros, porém, podem não precisar de nenhuma preparação, e já terem
sido treinados em vidas passadas, em escolas esotéricas e treinamentos em
templos da antiguidade, onde se praticavam os ritos mistéricos.
Há um terceiro caso em que um espírito, antes de
encarnar, aceita a missão de ser, na Terra, um médium de cura, e para isso ele
precisa apenas ser um bom veículo de expressão para que os espíritos de luz
trabalhem nele, a fim de levar a cura a milhares de indivíduos e expandir a
espiritualidade. Os espíritos que escolhem essa missão na maioria das vezes
possuem um débito kármico considerável. Por esse motivo, a providência divina
os concede a oportunidade de se tornarem canais de cura dos espíritos
superiores, para que assim possam reparar uma parte, ou até mesmo a totalidade
do mal que fizeram em vidas passadas.
Dizem que a mediunidade é um karma, e isso está bastante
correto. Os médiuns são, muitas vezes, os maiores devedores da espiritualidade.
Mas Deus, em sua infinita bondade e sabedoria, concede o instrumento da
mediunidade para o resgate destes espíritos no amor e na caridade, seguindo as
leis divinas e se tornando um instrumento do plano divino aliviando a dor de
milhares ou centenas de milhares de espíritos em estado de sofrimento.
Uma das grandes provações do médium de cura é não se
deixar levar pelas tentações do orgulho e da vaidade. Quando o médium começa a
ser solicitado, admirado, requisitado, começa a ser muito falado, fica famoso e
muitos começam a adorá-lo como um ídolo, seu ego pode atrapalhar sua missão, e
há uma grande chance dele cair, estragar tudo e perder uma valiosíssima
oportunidade de redimir seu karma e, o mais importante, ajudar pessoas e
participar ativamente da obra de Deus no mundo. Há muitos médiuns de cura que
caíram por sua vaidade e perderam a oportunidade de expandir ainda mais seu
trabalho. Quando isso ocorre, a plêiade de espíritos que o acompanhavam em sua
missão deve procurar outro veículo disponível para o mesmo tipo de trabalho.
Os médiuns de cura mais conhecidos são: Arigó: Foi o primeiro médium do Dr. Fritz. João Berbel: Um médium de cura espírita que
incorpora as entidades e faz cirurgias espirituais sem cortes. João de Deus: Médium de Abadiânia que
trabalha com cirurgias espirituais há quase 55 anos. Conhecido e aclamado no
mundo inteiro por suas curas. Waldemar Coelho: Médium que incorpora
diversas entidades de médicos do espaço. Homem muito humilde e de bom coração.
Trabalha há muitos anos ajudando as pessoas. Edson Queiroz: Outro médium muito famoso do
Dr. Fritz. Era médico e realizava cirurgias espirituais. Rubens Faria: Também médium do Dr. Fritz.
Ficou famoso realizando suas cirurgias espirituais no Rio de Janeiro no final
dos anos 90. Ficou conhecido mundialmente e depois se afastou dos
holofotes. Kleber Aram: O mais famoso médium do Dr. Fritz da
atualidade. Um médium humilde, também terapeuta holístico, que atende
principalmente em alguns Estados do Nordeste do Brasil. Médium muito aclamado
pelas massas. (Hugo Lapa)