Algumas
fontes históricas sobre
fontes históricas sobre
a Doutrina da Reencarnação
A
crença na Reencarnação faz parte das principais religiões orientais há milhares
de anos, e também de organizações místico-filosóficas do Oriente e do Ocidente.
A ideia de reencarnação pode também ser encontrada na Bíblia Cristã, por vezes
omitida por renomados pregadores. Nunca se pode confundir reencarnação com
ressurreição e nem com metempsicose. Cada doutrina tem o seu lugar, com a interpretação
a cargo dos grupos espiritualistas em todo o mundo. A reencarnação,
propriamente dita, é a volta da alma ao plano físico, em um novo corpo
material. É o renascimento.
crença na Reencarnação faz parte das principais religiões orientais há milhares
de anos, e também de organizações místico-filosóficas do Oriente e do Ocidente.
A ideia de reencarnação pode também ser encontrada na Bíblia Cristã, por vezes
omitida por renomados pregadores. Nunca se pode confundir reencarnação com
ressurreição e nem com metempsicose. Cada doutrina tem o seu lugar, com a interpretação
a cargo dos grupos espiritualistas em todo o mundo. A reencarnação,
propriamente dita, é a volta da alma ao plano físico, em um novo corpo
material. É o renascimento.
A
metempsicose é uma palavra de origem grega “metempsycosis”, que significa a
transmigração do espírito de um corpo para outro. Na índia, até nossos dias, admite-se a reencarnação da alma
em corpos humanos, podendo a mesma retroagir e reencarnar em corpos de animais.
metempsicose é uma palavra de origem grega “metempsycosis”, que significa a
transmigração do espírito de um corpo para outro. Na índia, até nossos dias, admite-se a reencarnação da alma
em corpos humanos, podendo a mesma retroagir e reencarnar em corpos de animais.
Perante o espiritismo, e ainda para alguns
grupos que aceitam a reencarnação, a alma não pode regredir. Pode estacionar,
mas a evolução do espírito não admite retrocesso. Assim sendo, a reencarnação
como processo retoma o espírito o vaso físico, mas do mesmo ponto evolutivo em
que se encontra para um novo aprendizado ou para restabelecer o equilíbrio
perdido em fases pretéritas.
grupos que aceitam a reencarnação, a alma não pode regredir. Pode estacionar,
mas a evolução do espírito não admite retrocesso. Assim sendo, a reencarnação
como processo retoma o espírito o vaso físico, mas do mesmo ponto evolutivo em
que se encontra para um novo aprendizado ou para restabelecer o equilíbrio
perdido em fases pretéritas.
Historicamente, a Doutrina da Reencarnação é tão antiga como a própria
história do homem. Os povos orientais sempre se mostraram sensíveis à crença na
reencarnação, um dos pontos básicos de suas crenças. No Tibete, o Dalai Lama é
considerado a reencarnação do seu antecessor. Pitágoras afirmava ter sido
Euforbos, filho de Pantos em encarnações passadas. Os filósofos Sócrates e
Platão eram adeptos dos princípios espiritualistas e admitiam plenamente a
reencarnação. Os judeus também eram reencarnacionistas, assim como outros povos
do mundo antigo.
história do homem. Os povos orientais sempre se mostraram sensíveis à crença na
reencarnação, um dos pontos básicos de suas crenças. No Tibete, o Dalai Lama é
considerado a reencarnação do seu antecessor. Pitágoras afirmava ter sido
Euforbos, filho de Pantos em encarnações passadas. Os filósofos Sócrates e
Platão eram adeptos dos princípios espiritualistas e admitiam plenamente a
reencarnação. Os judeus também eram reencarnacionistas, assim como outros povos
do mundo antigo.
A Reencarnação
na Bíblia
na Bíblia
No
evangelho de Mateus, há referência expressa sobre a reencarnação. Quando Jesus
Chegou às portas da Cesarea Philippi, perguntou aos seus discípulos: “Quem os
homens dizem que Eu Sou?” Eles responderam: “uns dizem que tu és João
Batista; outros, Elias, e outros,
Jeremias ou um dos profetas.” Essa resposta indica que os judeus
acreditavam na imortalidade da alma e na sua reencarnação. O que dizer sobre o
Monte da Transfiguração, onde se apresentaram Moisés e Elias?
evangelho de Mateus, há referência expressa sobre a reencarnação. Quando Jesus
Chegou às portas da Cesarea Philippi, perguntou aos seus discípulos: “Quem os
homens dizem que Eu Sou?” Eles responderam: “uns dizem que tu és João
Batista; outros, Elias, e outros,
Jeremias ou um dos profetas.” Essa resposta indica que os judeus
acreditavam na imortalidade da alma e na sua reencarnação. O que dizer sobre o
Monte da Transfiguração, onde se apresentaram Moisés e Elias?
Célebres
figuras da Roma antiga eram adeptos da reencarnação. Cícero, Virgílio, Ovídio e
o próprio Júlio Cesar defendiam os princípios da imortalidade da alma e do seu
regresso à matéria. Os Celtas, que habitavam um território que se entendia do
País de Gales à França, incorporam reencarnação à sua cultura. O próprio Kardec
reconhecia ter sido em uma de suas reencarnações
um Sacerdote Druida, motivo que fez com que adotasse o pseudônimo Allan Kardec.
figuras da Roma antiga eram adeptos da reencarnação. Cícero, Virgílio, Ovídio e
o próprio Júlio Cesar defendiam os princípios da imortalidade da alma e do seu
regresso à matéria. Os Celtas, que habitavam um território que se entendia do
País de Gales à França, incorporam reencarnação à sua cultura. O próprio Kardec
reconhecia ter sido em uma de suas reencarnações
um Sacerdote Druida, motivo que fez com que adotasse o pseudônimo Allan Kardec.
A
Reencarnação e a Igreja Cristã
Reencarnação e a Igreja Cristã
Orígenes, mestre da Igreja, ensinava que
“todas as almas chegaram a este mundo fortalecidas pelas vitórias ou
debilitadas pelas derrotas de uma vida pregressa. O seu lugar neste planeta é
determinado por seus méritos ou deméritos do passado”. Essa assertiva do
sábio Orígenes traduz sua ampla confissão de sua crença na reencarnação da
alma. Clemente de Alexandria era adepto doutrina da reencarnação e isso pode
ser facilmente encontrado em muitos de seus escritos. Em favor da
reencarnação,Gregório “bispo de Nissa” afirmou que “a alma precisa
purificar-se e isso não acontecendo durante a vida na Terra, deve ser realizado
em outras vidas futuras.” Santo
Agostinho, no seu livro “Confissões”, chegou a interpelar a si mesmo: “não
vivi em outro corpo antes de entrar no ventre de minha mãe?”
“todas as almas chegaram a este mundo fortalecidas pelas vitórias ou
debilitadas pelas derrotas de uma vida pregressa. O seu lugar neste planeta é
determinado por seus méritos ou deméritos do passado”. Essa assertiva do
sábio Orígenes traduz sua ampla confissão de sua crença na reencarnação da
alma. Clemente de Alexandria era adepto doutrina da reencarnação e isso pode
ser facilmente encontrado em muitos de seus escritos. Em favor da
reencarnação,Gregório “bispo de Nissa” afirmou que “a alma precisa
purificar-se e isso não acontecendo durante a vida na Terra, deve ser realizado
em outras vidas futuras.” Santo
Agostinho, no seu livro “Confissões”, chegou a interpelar a si mesmo: “não
vivi em outro corpo antes de entrar no ventre de minha mãe?”
Foi
no ano 533, durante o Concílio de Constantinopla, graças às artimanhas da
imperatriz Theodora, que exerceu forte influência em seu esposo, o Imperador
Justiniano, declarando herética a doutrina da reencarnação e veio com isso a
perseguição a seus adeptos. Apesar das perseguições que se seguiram, muitos
doutores da Igreja dominante continuaram acreditando nos princípios da
reencarnação. Na atualidade, no seio da Igreja contemporânea, em caráter
sigiloso, existem sacerdotes e outros religiosos que aceitam a tese
reencarnacionista. Na Alemanha e noutros países da Europa já existem igrejas
protestantes aplicando a Doutrina da Reencarnação em seus cultos.
no ano 533, durante o Concílio de Constantinopla, graças às artimanhas da
imperatriz Theodora, que exerceu forte influência em seu esposo, o Imperador
Justiniano, declarando herética a doutrina da reencarnação e veio com isso a
perseguição a seus adeptos. Apesar das perseguições que se seguiram, muitos
doutores da Igreja dominante continuaram acreditando nos princípios da
reencarnação. Na atualidade, no seio da Igreja contemporânea, em caráter
sigiloso, existem sacerdotes e outros religiosos que aceitam a tese
reencarnacionista. Na Alemanha e noutros países da Europa já existem igrejas
protestantes aplicando a Doutrina da Reencarnação em seus cultos.
(Texto
adaptado do artigo “A Reencarnação e suas Fontes Históricas”,
adaptado do artigo “A Reencarnação e suas Fontes Históricas”,
publicado na
edição 8 – Revista Cristã de Espiritismo)
edição 8 – Revista Cristã de Espiritismo)