Há quem questione e até tenha ‘dúvida’ sobre a inteligência dos animais; no entanto, os ‘bichinhos’ e também os animais ‘ferozes’ têm discernimento das coisas, reconhecendo as pessoas que ficam perto deles, tendo ‘afinidade’ no dia a dia.
A ‘sabedoria’ é um favor divino aos humanos que, por sua vez também são inteligentes. Os animais aprendem com seus donos, razão para ficarem treinados, usufruindo da inteligência. Cada um no seu ‘quadrado’, mas os animais são inteligentes, e podem provar esse ‘dom’ a quem deles se aproxima.
Quem convive com os cães e os gatos, assim como os ‘adestradores’ de grandes animais, podem confirmar a tese e afirmar aos quatro ventos que “a Inteligência está presente nestes seres especiais, companheiros dos humanos e amigos inseparáveis de quem os trata bem”.
Não é muito difícil entender este assunto, que para muitos pode ainda ser um ‘mistério’. A sensibilidade dos animais é muito grande, sendo em casos específicos ‘desconhecida’ até mesmo dos profissionais da área. Existem veterinários ‘desprovidos’ de sentimentos no gênero, cometendo ‘barbáries’, e atentando contra a vida dos ‘indefesos’ animais, de forma consciente.